Câmara encaminha 1.159 indicações e aprova oito requerimentos no primeiro semestre

por Departamento de Comunicação publicado 10/07/2023 14h56, última modificação 10/07/2023 14h56
Vereadores e vereadoras apresentaram indicações sugerindo solução à demandas diversas de vários bairros, distritos e zona rural

Seguindo a nossa retrospectiva da primeira metade do ano a Câmara de Formosa apresenta sua produtividade quanto aos requerimentos e indicações. Durante esse período, 1.159 indicações foram protocoladas, lidas em Plenário e encaminhadas aos seus respectivos destinatários e oito requerimentos foram votados em turno único e remetidos à Prefeitura. Os pedidos versam sobre vários temas e buscam atender demandas de vários bairros, de todos os distritos, dos assentamentos e das comunidades rurais do município.

Indicações

De acordo com o Regimento Interno da Câmara de Formosa, a indicação "é o ato escrito em que o vereador sugere medida de interesse público ao Prefeito Municipal". Na prática, o documento é protocolado na 1ª Secretaria, lido no expediente de uma Sessão Ordinária e remetido ao Poder Executivo para que se tome providências em torno da sugestão. Os temas abordados envolvem diversos tópicos, sendo os mais recorrentes: infraestrutura urbana (especialmente sobre asfalto, tapa-buracos, revitalização de áreas, construção de quebra-molas, parada de ônibus, pavimentação asfática, etc), limpeza pública, iluminação, educação, saúde, segurança, entre outros. Os pedidos abrangem diversas localidades do município nas zonas rural e urbana e distritos.

Confira abaixo a lista com os nomes dos autores e a quantidade de indicações encaminhadas:

AutoriasQuantidade

Subtenente Clésio

01 indicação

Requerimentos

O requerimento, de acordo com o artigo 170 do Regimento Interno, é um documento "escrito, discutido e votado" e que solicita "I - audiência de comissão para assuntos em pauta; II - inserção de documento em ata; III - retirada de proposições já submetidas à discussão pelo Plenário; IV - informações solicitadas às entidades públicas ou particulares". A convocação de secretários também pode ser feita por meio de requerimento. Além dessas "solicitações", existem outros formatos de requerimento que referem-se à prorrogação de sessão, destaque de matéria, entre outros assuntos relacionados à tramitação e andamento de matérias na Casa.

Salientamos que os requerimentos considerados nesta retrospectiva são: convocação de secretários e solicitação de informações às entidades públicas ou particulares. Confira abaixo os autores e detalhes sobre as matérias discutidas em Plenário durante o primeiro semestre:

AutoriasTipo de requerimentoÁrea

Professor Shinayder e
Nema

13/23 Convocação de secretária Educação

Todas as matérias legislativas apresentadas e em tramitação podem ser consultados no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL). O acesso à plataforma de busca é gratuito e pode ser realizado por qualquer pessoa com acesso à internet.

Texto: Departamento de Comunicação da Câmara de Formosa
Foto: Fachada da Câmara de Formosa - Arq./Dep.Com.