Câmara realizou Audiência Pública sobre o Piso Salarial dos Professores

por Departamento de Comunicação publicado 11/05/2023 19h55, última modificação 11/05/2023 20h23
Profissionais de educação participam e discutem em torno da aplicação do Piso em Formosa-GO

Na noite desta quarta-feira (10), a Câmara de Formosa realizou Audiência Pública sobre o "Piso Salarial dos Professores", de iniciativa do vereador Valdson José, apoiada pela Presidência e demais parlamentares. O evento contou com uma grande participação da categoria e tratou de assuntos referentes ao cotidiano dos profissionais de educação no ambiente escolar e no setor público municipal.

A audiência pública contou com a Mesa de Trabalhos formada pelos seguintes componentes: o presidente Marquim Araújo; os vereadores Ciê, Welio de Iraci Chegou, Nema, Dr. João Batista, Hermes Costa e Professor Shinayder; as vereadoras Delegada Fernanda e Roberta Brito; a suplente Professora Nilza; o secretário parlamentar da Deputada Delegada Adriana Acorssi, senhor Mauro Mendes; o presidente do FUNDEB, senhor Denílson Marciano Ferreira; a presidenta do SINTEGO, senhora Kátia Viviane; o advogado do SINTEGO, Dr. Flávio; a presidenta do SINPREFOR, senhora Suyene e a professora Rosana Michelle.

Durante a reunião ocorrida no plenário Arthur Magalhães Filho, os participantes falaram a respeito da importância do Piso Salarial para os professores, sua criação e o seu objetivo para o fortalecimento da educação no país por meio da valorização dos profissionais envolvidos na formação dos alunos. Outros assuntos destacados pelos participantes foram: a aplicação dos recursos do FUNDEB, a necessidade de se aplicar o piso no primeiro semestre e atualizar a tabela de vencimentos da carreira de acordo com a Lei, a contratação temporária de professores, a necessidade de novo concurso público e a discussão em torno de um formato que possa solucionar a questão no município.

Ao longo da audiência que durou cerca de cinco horas, diversos outros assuntos relacionados à educação e ao cotidiano escolar também foram debatidos com grande participação do público presente. Ao final, os participantes deliberaram o seguinte:

• criação de uma Comissão Mista de Negociação para tratar das questões relacionadas ao Piso Salarial dos Professores;
  • criação de uma Frente Parlamentar de Educação para atuar de forma permanente nos assuntos que envolva a educação no município;
  • apresentação de requerimento de convocação da Secretária Municipal de Educação, Prefeito e representante da Contabilidade da Previdência do Município para prestação de informações à Câmara de Formosa;
  • realização de auditoria do FUNDEB.
Confira o vídeo da Audiência Pública sobre o Piso Salarial dos Professores clicando --> AQUI

Foto: Audiência Pública do Piso Salarial realizada em 10 de maio - Arq./Dep.Com.CMF
Texto: Departamento de Comunicação da Câmara de Formosa, com auxílio do Gabinete Parlamentar do vereador Valdson e 1ª Secretaria