Comissão de Cultura, DH, Minoria e LP discute pauta de projeto

por Departamento de Comunicação publicado 11/07/2023 20h42, última modificação 11/07/2023 20h42
Vereadores Ciê do Sacolão, Valdson José e Welio de Iraci Chegou receberem senhora Marilene e senhor Mauro Sérgio, do Instituto Minha Querida Formosa

Na última segunda-feira (10), a Comissão Parlamentar Permanente de Cultura, Direitos Humanos, Minoria e Legislação Participativa promoveu uma reunião extraordinária com a participação dos vereadores Ciê do Sacolão - presidente - Welio de Iraci Chegou e Valdson José - membros. O encontro contou com a presença da senhora Marilene Andrade Ferreira e do senhor Mauro Sérgio, idealizadores e fundadores do Instituto Minha Querida Formosa.

O encontro teve a intenção de discutir o projeto "Nossa Ciranda", iniciado por meio do referido instituto. Marilene e Mauro fizeram uma apresenção da proposta organizada pelo "Minha Querida Formosa" aos membros da comissão e definiram que realizarão o pedido de Tribuna Livre em setembro para que os artistas reivindiquem direitos e para promoverem o projeto.

Ainda segundo Marilene e Mauro, o instituto foi desenvolvido para a valorização cultural formosense com a realização de atividades como: artesanatos, atividades pedagógicas culturais em parcerias com as escolas locais, projetos sócio educativos artísticos, entre outros. A promoção de parcerias, a busca por novos talentos e a valorização dos já existentes com apoio e suporte. Neste sentido, os vereadores da comissão sugeriram que sejam encaminhadas informações para análise da possibilidade de concessão do título de Utilidade Pública para que seja possível o fortalecimento do instituto e ampliação de apoio junto a outras autoridades e órgãos.

Na reunião da comissão, os vereadores ainda abordaram assuntos relacionados à cultura local, como: Céu das Artes, quiosques em praças públicas, levantamento de imóveis públicos que possam ser possíveis espaços para realizações de projetos culturais, criação da Associação dos artistas locais, realização de concursos de cantos e prosas, catiras poesias, projetos em quadras de futebol, projetos em escolas, aproximação da comissão de cultura juntamente com projetos locais para apoiar a população no desenvolvimento de atividades culturais. Os detalhes serão oportunamente disponibilizados no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).

Texto: Departamento de Comunicação da Câmara de Formosa
Foto: Reunião da Comissão de Cultura em 10 de julho - Arq./Dep.Com.