Escola do Legislativo da Câmara de Formosa atende 900 alunos em palestras

por Departamento de Comunicação publicado 03/07/2023 16h55, última modificação 03/07/2023 17h04
Segunda fase atende alunos de zona rural, distritos, escolas municipais e estaduais

A Escola do Legislativo da Câmara de Formosa seguiu firme e forte em sua segunda saga de visitas às Unidades Escolares do município. Desta vez foram ofertadas palestras para mais de 900 alunos das escolas localizadas nos distritos de JK, Santa Rosa e Bezerra, dos Assentamentos Virgilândia e Vale da Esperança e, também, de escolas municipais da zona urbana e a Escola Agrícola. O projeto consiste em levar conhecimento aos alunos sobre Cidadania, os Três Poderes, o Poder Legislativo Municipal, as funções dos vereadores, noções sobre a importância da Constituição Federal e a Lei Maria da Penha. As palestras contam com o apoio do presidente da Câmara, Marquim Araújo e vem sendo pelo servidor Alex, voluntariamente, e pela vereadora Roberta Brito, presidenta da Escola. Os vereadores Welio de Iraci Chegou, Joelson Trovão, Nema e Luziano Martins e o delegado titular da DEAM, senhor Yasser Yassine, também estiveram participando de algumas visitas nesta fase.

As escolas atendidas nesta segunda fase foram:

  • Escola Municipal Franklin Graham;
  • Escola Municipal Professor Domingos de Jesus Monteiro Guimarães;
  • Colégio Estadual Professora Sueli Maria Nichetti, no distrito do Bezerra;
  • Colégio Estadual Arthur Ribeiro de Magalhães Filho, no distrito de JK;
  • Colégio Estadual do Distrito de Santa Rosa;
  • Colégio Estadual Assentamento Virgilândia;
  • Colégio Estadual Vale da Esperança;
  • Escola Municipal Professora Ediva Maria de Paiva Viana;
  • Escola Agrícola de Formosa;
  • Escola Municipal Pastor Otaídes Alves dos Santos.

 

As palestras fazem parte do projeto "Câmara na Escola", previsto na Resolução nº 83/23 com adaptações e visa aproximar o Poder Legislativo das escolas e propiciar que os jovens possam compreender um pouco mais sobre questões voltadas à representatividade, à cidadania, aos três poderes e curiosidades em torno do trabalho realizado pelos vereadores. Além disto, os encontros possibilitam que os professores e professoras possam conhecer um pouco mais sobre os serviços prestados pela Escola do Legislativo ampliando a divulgação dos projetos e programas disponíveis a serem ofertados para as escolas.

Para o servidor e prof. Me. Alex, palestrante voluntário da Escola, as visitas são importantes para romper barreiras e diminuir distâncias. Segundo ele, "a Câmara tem que se esforçar em mostrar para os jovens sobre a sua importância e para quê ela serve de forma imparcial e correta e fazer com que eles entendam que a participação deles deve ser constante e não só na hora do voto. As escolas e os professores desenvolvem essa tarefa muito bem, mas quando esse trabalho conta com a colaboração da Câmara e a visita de vereadores, o aluno acaba tendo uma experiência mais impactante", afirma.

Segundo a vereadora Roberta Brito, essa "experiência impactante" não aconteceu na época de seus estudos. "Não me recordo de ter tido a visita de algum vereador ou representante político em minha escola para fazer uma palestra assim". Para ela, "As palestras trazem essa curiosidade para os alunos e faz eles quererem saber mais sobre o papel da Câmara, do vereador", afirma. Roberta também destacou o apoio do presidente Marquim Araújo: "O presidente Marquim Araújo já participou de uma visita, tem contribuído com a escola, buscou o delegado Yasser Yassine comigo para viabilizar uma parceria e sempre tem dado ideias muito valiosas", afirma.

Essa parceria junto com o delegado titular da Delegacia da Mulher de Formosa veio depois da primeira fase das visitas feitas anteriormente. Isso porquê, além dos temas voltados ao Poder Legislativo, a Escola do Legislativo tem falado sobre a Lei Maria da Penha, o combate à violência doméstica, esclarecimentos sobre as formas de violência que são punidas por meio da referida Lei, a importância do respeito mútuo e o combate ao bullying e ao preconceito de forma colaborativa com as escolas entendendo que esta é uma demanda que também precisa ser desenvolvida. Foi a partir daí que a vereadora Roberta Brito e o presidente Marquim Araújo promoveram parceria junto com o delegado Yasser Yassine para que seja feita a visita conjunta às unidades escolares. A ideia tem dado certo e os alunos e professores vêm aprovando o início desse trabalho de aproximação das instituições.

Terceira fase do projeto, Constituição em Miúdos, Lei Maria da Penha em Miúdos e apoios
A Escola do Legislativo programa uma terceira e última fase de visitações às escolas municipais e estaduais neste segundo semestre de 2023. Além disso pretende, por meio da Câmara de Formosa, doar as publicações "Constituição em Miúdos" e "Lei Maria da Penha em Miúdos" às unidades escolares visitadas para que possam ser realizadas outras atividades de assimilação e sensibilização acerca dos assuntos junto com os alunos e alunas por parte das equipe docente e membros da Escola do Legislativo. Os livros fazem parte de uma coleção confeccionada pelo Senado Federal e conta com o apoio da ABEL (Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas) e da Câmara Municipal de Pouso Alegre.

"Todo esse trabalho conta com o apoio de dezenas de pessoas. Da coordenadora regional Eliete França, da secretária municipal Sizélia de Abreu, do presidente Marquim, do delegado Yasser, do pessoal da ABEL e Senado, dos vereadores participantes, das gestoras e gestores de todas as escolas visitadas na primeira e segunda fases, dos professores, todos os colaboradores. É um trabalho que é resultado de inúmeras parcerias e a cada dia sempre tem alguém dando mais ideias e querendo colaborar e participar de alguma forma" disse Roberta Brito. Até o momento, a Escola do Legislativo realizou palestras para 2.400 alunos e todas as Unidades Escolares do município podem solicitar a visita ligando para (61) 3631-1772 e realizar agendamento com a Presidência da escola.

Foto: Palestra da Escola do Legislativo - Arq./Rep./Gab. Verª. Roberta Brito
Texto da matéria: Departamento de Comunicação da Câmara de Formosa

registrado em: