Escola do Legislativo realiza apresentação nas escolas de Formosa

por Departamento de Comunicação publicado 08/05/2023 22h42, última modificação 08/05/2023 22h42
Palestra conta com apoio institucional da Câmara de Formosa e já foi realizada para mais de 1.500 alunos

Na tarde desta segunda-feira (08), a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Formosa realizou palestras para aproximadamente 500 alunos do CEPI Professora Izabel Christina de Sousa Ortiz e do Colégio Estadual Dr. José Balduíno de Souza Décio em projeto que tem o objetivo de aproximar os jovens de assuntos relacionados à participação popular na construção da sociedade. Entre os temas abordados na palestra estiveram: a organização política na sociedade, os três Poderes, os direitos e os deveres do cidadão, a Constituição Federal e a Lei Maria da Penha. O presidente Marquim Araújo acompanhou as atividades da Escola na primeira unidade escolar e a vereadora Roberta Brito, presidenta da Escola, integra o projeto como uma das palestrantes.

As palestras
O histórico de organização da sociedade que permitiu a maior participação da população na escolha dos seus representantes; a necessidade e a função dos três Poderes; a fiscalização por parte do povo junto aos políticos após as eleições e acompanhamento de seu trabalho representativo; as leis e como elas são construídas; o Poder Legislativo municipal de Formosa e um pouco de sua história; as funções dos vereadores e informações sobre como encaminhar um problema ao poder público são alguns dos tópicos que integram os temas abordados. Seja por meio de vivências reais ou por meio da captação de demandas notadas pelos próprios alunos durante a visita, o projeto também visa informar e instruir as pessoas a buscarem por seus direitos de acordo com o disposto em Leis.

Integra os assuntos abordados a importância da Constituição Federal em nosso país e a apresentação do livro "Constituição em Miúdos" - exemplar contruído pela professora Madu Macedo em parceria com profissionais e equipes da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL), da Câmara Municipal de Pouso Alegre-MG e do Senado Federal. Nele as ideias centrais são propiciar uma reflexão entre as garantias constitucionais e a realidade dos jovens, despertar o interesse dos jovens e provocá-los para uma posição mais crítica tornando-os mais atuantes e proporcionar um contato com os temas abordados pela Carta Magna numa linguagem simples e acessível.

Ao final da visita, também é feita uma abordagem sobre a Lei Maria da Penha com a exposição de parte da história de vida da senhora Maria da Penha Maia Fernandes, cearense que sofreu uma tentativa de homicídio pelo seu próprio marido que a deixou paraplégica e a construção da norma jurídica que veio para auxiliar a mulher no combate à violência doméstica. Entre os tópicos levantados durante a exposição do tema estão: dados referentes à violência contra a mulher, esclarecimentos sobre as formas de violência que são punidas por meio da referida Lei, a importância do respeito mútuo e o combate ao bullying e ao preconceito.

Palestras começaram na semana passada
Além das atividades realizadas nesta segunda-feira (08), a Escola do Legislativo realizou palestras e aulas para aproximadamente 1.000 alunos nas seguintes unidades escolares: Colégio Estadual Professor Claudiano Rocha (2ª Séries E.M.); Escola Estadual Maçom Ângelo Chaves (6º ao 9º Anos); CEPI Americano do Brasil (Ensino Médio); Colégio Estadual Professora Maria Angélica de Oliveira (6º ao 9º Anos); Colégio Estadual Maestro Miguel Affiune (2ª e 3ª Séries E.M.); CEPI Presidente Vargas (6º ao 9º Anos).

Além da vereadora Roberta Brito, as palestras são conduzidas pelo servidor Alex Nunes, auxiliar administrativo com Licenciatura em Geografia e mestrado em Ciências Ambientais. O projeto conta com o apoio institucional e suporte da Câmara Municipal de Formosa e tem o intuito de ser ofertado a todas as escolas municipais e estaduais que ofertam o segundo ciclo do Ensino Fundamental (6º ao 9º Anos) e Ensino Médio (1ª à 3ª Séries). Para a Unidade Escolar participar do roteiro de visitas basta telefonar para o número (61) 3631-1772 e realizar agendamento junto à Presidência da Escola.

Foto: Palestra da Escola do Legislativo - Arq./Rep./Gab. Verª. Roberta Brito
Texto da matéria: Departamento de Comunicação da Câmara de Formosa