Vereadora Cátia Rodrigues recebe Comenda Berenice Artiaga

por Departamento de Comunicação publicado 12/04/2023 18h25, última modificação 12/04/2023 18h42
ALEGO concede sua maior honraria à vereadora como forma de reconhecimento do seu trabalho em prol da maior participação de mulheres na política e vida social

No final do mês de março, a vereadora Cátia Rodrigues recebeu a Comenda Berenice Artiaga, maior honraria entregue pela Assembleia Legislativa do Estado de Goiás destinada às personalidades que trabalham em prol de uma maior participação feminina na política e na vida social. Entre as atividades parlamentares de destaque realizadas por Cátia estão a criação da Lei Municipal nº 663, de 21 de setembro de 2021, que dispõe sobre a garantia de que agressores de mulheres e meninas não possam assumir cargos públicos no município de Formosa, legislação esta que foi posteriormente inserida em outras cidades por meio de suas Casas Legislativas.

Além da atuação legislativa em prol das demandas voltadas às mulheres, a vereadora tem atuado como Procuradora da Mulher da Câmara de Formosa desde 2022 e vem inserindo políticas e ações assertivas que visam a proteção e a defesa dos direitos das mulheres. A indicação e entrega da Comenda foi feita pelo presidente da ALEGO, o deputado estadual Bruno Peixoto.

Comenda Berenice Artiaga
Berenice Artiaga foi a primeira mulher goiana a se eleger deputada estadual em 1950. Indicada pelo PSB para concorrer a eleição em substituição de seu esposo - assassinado 20 dias antes das eleições - Berenice conseguiu se reeleger e cumpriu mandato até 1958. Pioneira numa época em que era incomum ver mulheres na política, sua atuação parlamentar foi cheia de desafios.

Nascida em Santa Cruz, Berenice residiu em Brasília, concluiu seus estudos em Catalão, era professora e funcionária pública. Chegou a exercer o cargo de tabeliã em Goiânia, por concurso, entre 1959 e 1962. Lider nata e ativa, buscou a integração e a incorporação de mais mulheres na política fazendo com que suas demandas pudessem ser discutidas e observadas.

Foto: Vereadora Cátia Rodrigues recebe comenda Berenice Artiaga do Deputado Estadual Bruno Peixoto. Arquivo/Reprodução
Fonte: Equipe de Gabinete da Vereadora Cátia Rodrigues, com apoio do Dep. de Comunicação