Vereadora Roberta Brito tem projetos voltados ao reconhecimento da mulher promulgados
Incluídos no mês de março, época voltada às pautas e à luta feminina por ampliação e consolidação de direitos, os projetos de Resolução nºs 4/23 e 5/23 foram apresentados pela vereadora Roberta Brito com o objetivo de ampliar o reconhecimento das mulheres formosenses. Após apresentados, discutidos e votados, os projetos se transformaram em Resolução nesta última semana do mês de abril e comporão o rol de normas jurídicas voltadas ao tema no município de Formosa.
O projeto de Resolução nº 4/23 se tornou na Resolução nº 81/23 e trata da criação da "Galeria Lilás", no espaço da Câmara Municipal de Formosa. O intuito é celebrar todas as mulheres que atuaram e atuam no Poder Legislativo ao longo da história. Segundo a vereadora Roberta Brito, em sua justificativa, "em 75 anos de história do Legislativo, apenas 12 mulheres ocuparam o cargo de vereadora". Por isso, "a Galeria Lilás terá o objetivo de resgatar a história das mulheres parlamentares deste município e o seu papel transformador na sociedade". E ainda complementa afirmando que "a atual representação feminina no Legislativo ainda é pequena, desta forma o espaço pode motivar mais mulheres a participem das próximas eleições aumentando a representação da bancada feminina", concluiu.
Já o Projeto nº 5/23, que se tornou na Resolução nº 82/23 cria o "Prêmio Mulheres Empreendedoras de Formosa", uma distinção honorífica a ser outorgada anualmente pela Câmara Municipal às mulheres, que tenham se destacado em atividades de empreendedorismo, à frente de empresas, escolas, cooperativas, associações, nas áreas da indústria, artesanato, social, comércio e serviços. Para a vereadora Roberta Brito, em sua justificativa, "considerando que todo o reconhecimento é um estímulo pessoal e social, o objetivo não é apenas conceder uma premiação, mas incentivar, valorizar e divulgar o empreendedorismo feminino", diz ela. Roberta ainda afirma que "é preciso que mais histórias de sucesso de empreendedorismo feminino sejam replicadas e divulgadas em nossa cidade como forma de valorizar e estimular o empoderamento feminino".
Por fim, ainda sobre o Prêmio Mulheres Empreendedora, a vereadora Roberta ressalta que "especialistas e pesquisas apontam que o empreendedorismo feminino contribui para a superação da violência doméstica. Quando uma mulher empreende e gera renda para si, vira dona de sua própria história e tem muito mais chances de interromper ciclos de violência doméstica", afirma. Durante a tramitação dos projetos, a vereadora contou com o apoio da vereadora Cátia Rodrigues e dos vereadores Filipe Vilarins, Índio de Assis, Dr. João Batista, Joelson Trovão e Marquim Araújo como coautores e a votação favorável de todos os demais parlamentares durante as fases de votação.