Vereadora Simone Ribeiro participa da semana sobre o parto respeitoso e humanizado

por Departamento de Comunicação publicado 08/05/2023 20h55, última modificação 08/05/2023 20h55
Parlamentar participa da organização da primeira semana sobre conscientização do parto respeitoso e humanizado em Formosa

A vereadora Simone Ribeiro participou da organização e realização da 1ª Semana de Conscientização do Parto Respeitoso e Humanizado ocorrida nos últimos dias em Formosa. Ao longo do período foram realizadas reuniões, palestras e trabalhos educativos e informativos junto à sociedade com o intuito de se proporcionar ambientes de debate e reflexão em torno das políticas públicas sobre o tema.

As atividades relacionadas à Semana de Conscientização atendem ao disposto na Lei Municipal nº 848, de 15 de fevereiro de 2023, de autoria da vereadora Simone Ribeiro e apresentada na Câmara em agosto passado. De acordo com a vereadora, ainda à época da aprovação da matéria "embora a expressão 'parto humanizado' tenha se popularizado, parcelas importantes da sociedade, e em especial de mulheres, desconhecem seu significado. A diferença fundamental está no respeito ao desejo da mulher e do bebê. Pesquisas mostram que, mesmo quando se trata de parto normal, muitos procedimentos adotados são desnecessários e até prejudiciais. No parto humanizado nenhum procedimento é rotineiro. As intervenções são feitas apenas quando realmente necessárias e decididas com critérios rigorosos. A mulher é incentivada a se informar e a fazer suas próprias escolhas e tem que ser respeitada pela equipe de saúde envolvida no pré-natal e no parto", afirmou em sua justificativa.

Neste final de semana, a vereadora Simone fez o encerramento das atividades referentes à 1ª Semana de Conscientização em reunião realizada no Plenário Arthur Magalhães Filho, da Câmara Municipal de Formosa. A parlamentar agradeceu o empenho de todos os colaboradores e participantes e acredita que as ações em torno do tema estão apenas começando e que este assunto seja melhor compreendido por toda a sociedade.

Foto: Vereadora Simone Ribeiro no encerramento da 1ª Semana de Conscientização sobre o Parto Respeitoso e Humanizado
Texto da matéria: Gabinete da vereadora Simone Ribeiro, com auxílio do Departamento de Comunicação da Câmara